Numan Nature


Se tivesse de apontar alguém como o meu Personal Jesus, esse alguém seria o Gary Numan. O músico britânico, que tem tantos anos de carreira como eu de vida, foi e continua a ser conhecido como um one hit wonder, mercê do estrondoso sucesso global da canção Cars (um fenómeno da cultura popular que mereceu até uma referência num episódio do Family Guy e uma cover por parte dos Fear Factory com o próprio Gary Numan).
Pai espiritual dos Nine Inch Nails, Marilyn Manson e Fear Factory, entre muitos outros, Gary Numan atravessou um longo deserto nos anos 80. Chegado aos anos 90, deixou-se influenciar pela sua própria descendência e reinventou-se, permitindo-se contaminar pelas niilistas paisagens industriais e pós-industriais que ele próprio ajudou a desenhar.
Descobri-o verdadeiramente através do filme Dark City, de Alex Proyas, realizador de outros filmes tais como The Crow e I, Robot. A banda-sonora incluía o tema Dark do seu álbum Exile, e quando o ouvi não queria acreditar que aquele era o mesmo Gary Numan do tema Cars.
Comecei a segui-lo no velhinho MySpace  e a comprar a sua discografia com a avidez de um fanático, transformando-me então num numanoid. Uma crítica a Jagged resumia o conceito do álbum a duas palavras: Android Armaggedon. Daí até ao meu conceito de Android:Apocalypse foi um pequeno passo.
Se, antes dele, os Alice In Chains e os Nine Inch Nails tinham salvo a minha vida, foi Gary Numan que me apontou o caminho a seguir. Não é coincidência o próprio Numan ter ido buscar muita da sua inspiração a J.G. Ballard, Philip K. Dick e William S. Burroughs, autores que ajudaram a formar-me enquanto escritor, e que tenha chegado a samplar o filme Blade Runner, o meu filme favorito desde sempre.
Em 2017, Numan continua mais relevante do que nunca; Me I Disconnect From You, de 1979, parece profetizar o aparecimento do Facebook, e o enredo do  filme de animação Wall-E parece ter sido decalcado de uma das faixas do álbum de 1980, Telekon
Resta esperar que o mundo pós-apocalíptico descrito em Savage, o seu álbum mais recente, não se venha a revelar mais uma das suas profecias. 

Sem comentários:

Enviar um comentário